...

Blog com intuito de divulgar e incentivar à busca de uma melhor qualidade de vida através de atividades físicas, saúde e bem estar. Prestando assistência, serviço personalizado e em grupos de preparação física, emagrecimento e corrida de rua. Contato: timmpersonal@gmail.com - Personal Trainer

domingo, 26 de setembro de 2010

A Corrida que emagrece


É possível ver corredores acima do peso disputando provas como se fosse solução para o emagrecimento. Correr emagrece, mas é preciso cumprir alguns itens.

Foram anunciados recentemente os resultados de um levantamento das condições de obesidade da população brasileira. E o diagnóstico não poderia ser mais alarmante:
- 51% dos Homens estão acima do peso ou obesos.
- 49% das Mulheres estão acima do peso e ou obesas.

Então, podemos imaginar que o mesmo censo deve atingir alguns corredores no Brasil? Aparentemente, a corrida emagrece e basta!

Não é bem assim. Basta simplesmente olharmos os participantes de uma corrida de rua, nas mais diversas distâncias, como 5, 10, 15, 21 km, Maratonas e Ultramaratonas, sem dizer que não escapam as de aventura e Triathlon. Ao observar qualquer uma delas podemos constatar que há milhares de corredores obesos, disputando tais provas, como se fosse a solução para o seu emagrecimento.

Por partes:

Para emagrecer com a corrida é necessário cumprir alguns itens importantíssimos, sem os quais, não se torna possível o grande sonho de milhões de pessoas no Brasil e no Mundo.

Primeiro: precisamos reconhecer que estamos com sobrepeso ou obesos.

Segundo: precisamos de orientação de médicos: Nutricionista e Cardiologista (no mínimo, para alguns casos específicos).

Terceiro: precisamos de orientações profissionais de Professor de Educação Física para praticarmos uma corrida coerente.

Quarto: precisamos de uma enorme quantidade de paciência.

Quinto: precisamos de local adequado e material esportivo confortável.

Sexto: precisamos de um dia coerentemente compatível com os exercícios propostos, não podendo ir além dos limites humanos individuais.

Sétimo: não se iludir, nem se enganar que tudo está bem, apesar de não acontecer o emagrecimento previsto pelo seu nutricionista. Não é possível que uma pessoa continue a engordar, apesar da corrida, a menos que não tenha alterado a sua dieta alimentar. Além deste fator, é necessário correr no ritmo apropriado para que você possa emagrecer. Não se pode atingir dois objetivos ao mesmo tempo quando queremos emagrecer e atingir o nível elevado de um praticante de corridas.

As noções para que os iniciante e re-iniciante possam se posicionar e passar a correr com segurança dependem, muitas vezes, de se cumprir rigorosamente a sequência acima descrita; de muita dedicação e reformulações de seus treinos de corrida, até mesmo para que o corpo não responda muito igual (estereotipo) e não consiga emagrecer.

É comum que pessoas se acostumem com o mesmo percurso, a mesma velocidade, os mesmos pensamentos e então: tudo igual, o corpo adivinha logo o que você deseja, ou seja, deixar tudo IGUALZINHO, ou seja, obeso, sobrepeso ou lento.

Mas, atenção, não quer dizer que a velocidade, tão somente, seja a solução para todos os problemas. É necessário aguardar os momentos para evoluir e, um dia, tornar-se um corredor habilidoso.

A solução começará, quando atentarmos para os resultados desta primeira investida e acertarmos o passo rumo ao condicionamento físico confortável, gradual e especifico.

fonte: revista O2

Um comentário:

  1. valeu tiago vou ler mas essas matérias e também vou seguir esses artigos sobre corridas
    obrigado pelas dicas.
    matheus franco

    ResponderExcluir